Páginas

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Pitizenta

Agora você cresceu um pouquinho e já está querendo aparecer, colocar as manguinhas de fora, tirar a mamãe da fase "estou no céu"...e por aí vai.


Piti 1: Ísis está na dúvida entre seguir a carreira da tia Mari (engenheira sanitarista E AMBIENTAL), viajar pelo mundo num circo mambembe ou ser a nova Menina de Ouro.

Você engatinha serelepemente até o lixo mais próximo (!). Aviso. Você para o que está fazendo, olha prá mim, disfarça e volta a remexer no lixo. Aviso 2. Você para, olha, não escuta, não disfarça e volta a remexer no lixo. Eu te tiro dali e te coloco sentada com seus brinquedos. No caminho até lá você grita reclamonamente, arqueia as costas feito contorcionista do Cirque du Soleil, sacode as mãos freneticamente de maneira que sobram alguns sopapos involuntários (?) para a mamãe aqui.

Imagem: lucianaivanike.wordpress.com/.../

Piti 2: Ísis ensaia para fazer a refilmagem do filme "Secretária", em 2.029.

Eu te coloco no chão para poder fazer um suco ou qualquer outra coisa para a qual eu ainda não desenvolvi a habilidade de usar apenas uma mão. Você gruda nas minhas pernas e fica puxando as minhas calças e chorando manhosamente. Com medo de te derrubar, eu te coloco no cadeirão. Gritos sofridos e...você começa a puxar os próprios cabelos, na maior demonstração de contrariedade!

Ó céus!

Imagem: http://blogdagravida.wordpress.com/category/filhos/

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Minha Pequena Ísis na mídia!

Olha só: de tanto falar de você, com você e para você, fomos convidadas a falar mais um pouquinho sobre a experiência de ter um blog, e não é qualquer blog não, é o seu!

Blog de mãe na mídia:

http://guiadasemana.com.br/Sao_Paulo/Filhos/Noticia/Profissao_blogueira.aspx?id=63841

Fiquei super feliz e orgulhosa!

terça-feira, 25 de maio de 2010

A sua rotina do sono: do nascimento ao primeiro ano



Você dorme muito bem, filha. A mamãe não sabe se isso vem de você somente, ou se a rotina estabelecida para o seu sono desde que você nasceu fez efeito.

Até o primeiro mês você dormia muito durante o dia e acordava muito durante a noite. Noites mal dormidas fazem um mal, filha! A mamãe estava parecendo um zumbi pela casa. Então, eu comprei um livro, de uma autora inglesa, muito recomendado durante o curso de gestantes que eu e o seu pai fizemos um pouco antes de você nascer. Com muitas idéias desse livro a mamãe não concordou, mas entre as que a mamãe concordou estava a idéia de você ter uma rotina relaxante para a hora do sono e de você aprender a associar o seu berço com a hora de dormir.

Depois do primeiro mês do seu nascimento, quando as suas avós já não estavam mais com a gente, a mamãe e o papai começaram a introduzir uma rotina para a sua hora do sono. Por volta das 18:00h você tomava um banho bem demorado. Depois, se você deixasse, a mamãe fazia uma massagem em você. A casa ficava mais silenciosa e na penumbra e você era aconchegada para mamar. Normalmente você dormia logo, porém voltava acordar 15 ou 20 minutos depois. A mamãe, ou o papai, pegavam você no colo e cantavam te balançando até você dormir novamente. Essas embaladas eram feitas ao som da trilha sonora da novela "Caminho das Índias" (nacáranacáranacáranacá).

 Você acordava a cada 2,5h toda madrugada e durante o dia fazia um sono de até 4 horas. Passamos a acordar você a cada 3 horas durante o dia, para que você dormisse mais a noite. Foi assim até você completar 3 meses. Hoje eu creio que não faria mais esse negócio de te acordar, não. A verdade é que não adiantava muito, pois você acordava, eu colocava você no peito para mamar e você dormia novamente... o tal ciclo de 3 horas da Encantadora de Bebês não funcionava com você.

Depois dos 3 meses você já ficava mais tempo acordada durante o dia, cerca de 1 a 2 horas a cada ciclo de mamada. Começou a adormecer mais profundamente por volta das 22:00h, dormindo entre 4 e 6 horas direto. Com 3 meses você dormiu a noite toda pela primeira vez! Mas foi só um vislumbre. Você continuava acordando durante a madrugada, pelo menos uma vez.

Com 5 meses você passou a acordar apenas uma vez para mamar durante a madrugada, por volta das 02:00h e passou a acordar definitivamente às 07:00h toda manhã. A partir dessa idade a mamãe já podia colocar você no berço depois da mamada das 21:00h que você dormia sozinha! Uma bebê mocinha!

Foi então que eu e o seu pai percebemos que você tem algumas manias para a hora do soninho.

Quando você tinha uns 2 ou 3 meses, começou a mexer na roupa da mamãe enquanto mamava antes de dormir. Você agarrava bem forte qualquer pedaço de roupa e ficava balançando as mãozinhas ou acariciando o peito ou a camisola da mamãe. Mas na hora de dormir você não se mexia muito, então ficava enroladinha nas mantinhas a noite toda.
 
Com 5 meses você começou a segurar as suas mantinhas de algodão na hora da mamada e quando colocada no berço, virava de lado e puxava a mantinha até a altura do rosto, cobrindo-o.
 
Hoje, com 1 ano, você também gosta de abraçar suas almofadinhas, dá pequenos tapinhas nelas e faz carinho com a sua mãozinha quando o soninho vem chegando! E você se vira de um lado para o outro, segurando a sua mantinha perto do rosto, como um jacarezinho, até pegar no sono! A mamãe percebe que você está com sono porque seus olhinhos ficam mais fechadinhos e você coça o nariz e as orelhas.

Você só acorda durante a noite se tem algum problema: frio, calor, sede, caiu o bico, não encontrou a mantinha. A maioria das noites você não acorda. Você também já não mama mais de madrugada. A sua última mamada antes de dormir acontece por volta das 21:00h. Depois disso, eu fico com você no colo até que você fique sonolenta para só então colocá-la no berço, e eu ou o seu pai ficamos esperando na poltrona do seu quarto até você dormir.
Acho que você é das minhas! Adora um soninho enroladinha numa mantinha, né?

Mas nem todos os dias são assim, certinhos: tem dias que você dorme durante a mamada e logo já te coloco no berço. Já tem outros dias que você larga a mamadeira sorridente, me chamando para brincar. Finjo que não vi e te coloco no berço. Você fica lá me chamando e eu te pego no colo, te coloco no berço, te pego no colo, te coloco no berço, até você cansar!

E sobre dormir a noite toda...bem, você até dorme. A mamãe é que não dorme! Qualquer barulhinho no seu quarto eu me levanto para ver se está tudo bem, se você está coberta, se está com frio, calor, deitada direitinho, essas coisas.

Acho que depois que os filhos nascem, as mães nunca mais dormem como antes...

sábado, 22 de maio de 2010

A primeira viagem de carro

Filha, a mamãe conheceu outras mamães bem legais depois que resolveu colocar as nossas peripécias no blog. Várias delas gostavam de viajar antes de terem filhos, como a mamãe e o papai, e resolveram não deixar essa prática de lado depois de terem seus bebês.

Algumas delas se organizaram e fizeram esse blog aqui.

Depois de ler alguns dos blog dedicados a viagens com crianças eu me lembrei da primeira viagem que fizemos depois que você nasceu: foi quando você tinha 45 dias! Saímos de Joinville e fomos para Criciúma, cidade onde moram os seus avós. Foram 400 km rodados de carro, com você no porta-malas bebê conforto. E eu vi que viajar com pequenos seres humanos na mala dá uma canseira! E que apesar de existirem inúmeros relatos de pessoas que viajam com bebês pequetitos e se divertem, foi acontecer de justo na minha viagem com você pequetita, acontecerem coisinhas estressantes, mas que nem por isso me fizeram desistir de viajar com você. E como recordar é viver, aí vai:

No quesito alimentação não houve problema! Você ainda mamava, então a barriga cheia estava garantida!

Durante a viagem eu encontrei alguns probleminhas e percebi que, apesar de estar super equipada com bolsa da mamãe maravilha a tira colo, os lugares onde paramos não eram preparados para os bebês. Nunca havia um bom lugar para a troca de fraldas! Eu te trocava no banco de trás do carro e isso gerou algumas cagadinhas manchinhas no banco. Mas superáveis, claro, todas devidamente limpas com lenço umidecido!

No bebê conforto, durante a viagem, achei que você não estava confortável o suficiente, pois, apesar da cadeirinha ter aquele suporte para envolver melhor a cabecinha, ela ficava pendendo sobre o pescoço e, neurótica que sou era, eu fiquei segurando a sua cabeça praticamente toda a viagem por medo de você ter algum torcicolo! Quase que fui eu quem acabei com um! Só bem depois foi que descobri que existem umas almofadinhas para colocar no pescoço dos bebês, tipo essas daqui ó:


Nós havíamos nos programado para viajar por duas horas seguidas, fazer um intervalo de 1 hora e viajar mais 2 horas. Foi mais ou menos isso que fizemos e você viajou dormindo praticamente toda a viagem de ida. O problema foi quando chegamos em Criciúma! Você não parava de chorar quando estava acordada! Foi um deusnosacuda! Estressante demais, porque estávamos longe de casa, meio acampados hora na casa da sua avó materna, hora na casa da sua avó paterna e você só chorava! Estranhava tudo, todos! Até encurtamos a visita por causa disso.

Outra dificuldade foram os passeios com você. No nosso micro porta malas não cabiam todas as coisas das quais você iria precisar, então deixamos o carrinho de lado. Você só andava no colo e acho que isso cansou um pouco, tanto os seus pais, quanto você mesma. Talvez por isso mesmo o choro. Ah, a mamãe ainda não conhecia o sling e tinha comprado um carregador tipo mochila, que mais por sorte do que por juizo, achou melhor não levar. Hoje é sabido que esses carregadores prejudicam as articulações dos bebês! Ui!

A volta foi mais crítica. Você não dormia de jeito nenhum! Estava super agitada e resolvemos parar numa praia depois de uma hora de viagem. Aliás, a praia da Guarda do Embaú foi a primeira praia que você viu depois que saiu da barriga! Começou com o pé direito, em?

Pois é. Mas você não gostou muito não, viu? Ficou cinco minutos vendo o mar e já começou a reclamar! Depois não queria ficar na cadeirinha. E lá pelas tantas vomitou tão lindamente quanto a menina do exorcista!

Praticamente toda a viagem de volta foi feita com você no meu colo no banco de traz com um aroma peculiar de coalhada no ar!

Depois dessa jurei a mim mesma que nunca mais viajaria para um lugar tão longe com um bebê tão pequeno! Mas se precisasse viajar novamente com um desses no banco de traz, faria o seguinte:

- compraria uma almofada de pescoço de bebê para preservar o meu de um torcicolo;
- compraria um sling e um wrap e iria alternando os dois para carregar você de maneira mais confortável;
- se coubesse no carro, levaria um carrinho;
- ao chegar no local da visita eu leria um documento solenemente informando que em bebê que está dormindo não se mexe, que nem sempre quando você chora é fome, fralda cheia, frio, calor, dor, pum preso, crise existencial; mas é bem possível que em vários momentos sejam uma, duas ou três dessas coisas juntas e nessa hora o melhor é manter o ambiente calmo, tranquilo, sem agitação e evitar olhares furiosos para os pais do bebê chorão que já tem problemas suficientes a resolver (fome, pum preso, fralda cheia, crise existencial).

Nas pequenas viagens seguintes você se comportou lindamente, mas eu e seu pai cuidamos para que o trajeto não demorasse muito mais que 2 horas de viagem, com direito a paradas longas no caminho, caso você acordasse, e pé no acelerador (dentro do limite de velocidade, claro!) enquanto você estava dormindo!

A melhor idade para começar a passear com você foi a partir do sexto mês, quando você realmente passou a curtir estar em locais diferentes daqueles aos quais você estava habituada.

Hoje, com um ano, você adora passear, e apesar da curiosidade aguçada quando chegamos a um lugar diferente, você ainda estranha um pouco acordar num quarto e numa cama que não seja a sua.

Mas nós continuaremos viajando, não se preocupe!



quarta-feira, 19 de maio de 2010

Exame de urina em bebês

Na série de exames que estamos fazendo tem o exame do coco - e não sei por quê quando falo ou penso essa palavra logo me vem a imagem das minhoquinhas no clipe do Cocoricó "A história do coco", enfim... - e o de xixi.

Epa! Coco (coco! ele faz o coco!) tudo bem...pega na fralda, ainda que desagradável, a gente sobrevive, coloca no potinho. Pronto.

E xixi? Tem um tal de coletor. Uma coisa. Um adesivo colado ali com uma bolsa na ponta onde deve ir parar o dito cujo. Parece fácil, né Ísis? Mas não é! Foram 4 tentativas até que você finalmente encheu a bolsinha! No desespero eu perguntei para a moça do laboratório se eu poderia deixar você fazer xixi numa fralda de pano e depois torcer no potinho..."não mãe, se não contamina a amostra" foi a resposta. Ainda bem que já esqueci o meu diploma da área da saúde.

Imagem: crisete.bebeblog.com.br/12588/A-fralda/

domingo, 16 de maio de 2010

As vacinas x exame de sangue

A semana que antecede a vacina é sempre uma semana tensa (para mim, filha, já que você nem sabe o que está por vir). Não gosto do dia da vacina. Detesto saber que aquela agulha vai te picar na coxa. Mas por outro lado, gosto de pensar que você estará mais "imunizada" contra doenças mais graves, que se comparadas ao "pique" da agulha, são bem piores. Então eu sempre te vacino. Dos males o menor, né?

Sei que existem alguns comentários associando as vacinas a alguns malefícios - autismo, seria um deles, se não me engano -, mas como não obtive nenhuma informação concreta sobre isso, continuo vacinando, e devo confessar que o pior para mim são os primeiros dias após a vacina, quando você fica com a perna dolorida e sempre que eu te pego você faz aquela carinha de dor, caso eu pegue de mal jeito ou esbarre no local da picada.

E eu sei que fica dolorido porque tomei anticoncepcional injetável por 6 anos...e o local sempre ficava dolorido por dias após a picada.

Quando estava grávida tomei conhecimento sobre algumas vacinas conjugadas, que diminuiriam o número de picadas, mas por total desinformação só fui saber do local que vacinava aqui em Joinville depois de ter iniciado as vacinas no posto de saúde. Então não podia continuar a vacinar com as conjugadas.

Como no caso da vacinação contra a H1N1. Vacinei você no posto de saúde contra ela, para depois vacinar na clínica particular contra a gripe comum. Dancei...na clínica particular só tinha a conjugada e agora não posso mais vacinar você contra a gripe comum, porque parece, não vão comprar a tal da vacina. Pensando polianamente, é uma picada a menos, né? Ah, a recomendação para não dar 4 doses da vacina H1N1 é da Sociedade Brasileira de Imunizações.

Agora você fez um ano e temos mais algumas doses a aplicar. Mas dessa vez vou procurar as conjugadas logo no início...picadas a menos, sorrisos a mais!

Confesso que sempre me perco nas vacinas a serem dadas, estou sempre procurando na internet o calendário de vacinação, porque o seu (ex) pediatra era mais esquecido que eu...tsc...tsc...Vou deixar o calendário aqui para facilitar a minha vida (e a de outros que por ventura lerem esse post). A imagem é do site http://www.materdei.com.br/ e o calendário é o sugerido pela Sociedade Brasileira de Imunizações.



quarta-feira, 12 de maio de 2010

Atualizando: os males respiratórios, selinho e dia das mães


Ai, que semanas essas depois do seu aniversário, em?

Seu pai viajou no dia 26/04 e ficamos uma semana tranquilas, curtindo a nossa nova rotina, só as duas. Primeiro final de semana tranquilo, apesar de cansativo, mas nada de mais.

Segunda feira, sessão de fisioterapia respiratória com a fofa da Milena (que indico para quem precisar de fisioterapia em Joinville). Ela escuta algo diferente, diz que vai reavaliar na terça e pede para marcar com o pneumologista. Você estava bem, brincando normalmente. Dormiu logo depois da fisio.

Lá pelas 23:00h começa numa tosse que não para. Pego você no colo: respiração difícil com gemência. Ó céus! Desespero total! Ligo para o seu (agora ex) pediatra (aliás pediatras, se não quisessem ser acordados à noite por mães desesperadas deveriam ter escolhido outra profissão!) e ele me manda ir para a emergência da Unimed, sem nem perguntar nada, nem me acalmar, nem dizer para retornar depois, afinal você é paciente dele desde que nasceu, enfim...zero à esquerda!

Aí ligo para a Milena. Fofa! Faz as perguntas (está com a boca, mãos roxas, frias? está com febre?). Não estava fria, nem roxa, mas estava com febre. Melhor levar para o hospital porque poderia ser uma crise de bronquite; e ela veio nos buscar porque sabia que nós estávamos sozinhas. Ah, que diferença, né?

Aí seguiu-se mais uma semana de broncodilatadores e corticóides. Consulta com pneumo. Exames. E nada de diagnóstico ainda. Raio-X do pulmão deu tudo normal.

Desde fevereiro que você está assim, sempre com tosse, com muco escorrendo por todos os poros! Às vezes melhora um pouco, às vezes piora...e sem sabermos exatamente o que pode ser.

PAUSA

Bronquiolite, bronquite aguda, bronquite crônica (asma) ou só gripe forte. Odeio isso!

E odeio o atendimento dado às crianças e mães desesperadas nos hospitais. Os pediatras não estão preparados para lidar com crianças. Acham que falar "mãe, tira a roupa dela e deita na maca que eu vou examinar" é tudo o que se pode dizer. Sem nem tentar cativar o bebê enfiam ausculta gelada no peito e nas costas, enfiam aqueles negócios no ouvido, na garganta e depois "mãe, pode vestir". Qualé? Você fez pediatria! Pelamordedeus!

E no raio do raio-X? Tudo gelado e gente mal humorada e mal preparada para examinar bebês. Bebês não sabem que precisam ficar parados na cama e segurá-los à força não é o melhor caminho! Só uma vez encontrei um pediatra que fez os exames bem depois de ter cativado sua atenção: você não chorou, olha que maravilha? E no raio-x também. Primeiro o profissional tem que cativar a criança - e isso não demora mais que alguns poucos minutos se ele souber o que fazer - para depois a colocar deitada na máquina. Daí você fica ali deitadinha como deve ser, achando que tudo é brincadeira!

Medicina devia ser vocação mesmo, e não apenas uma profissão. E pediatra tem que gostar de crianças em primeiro lugar. Tem que saber lidar com elas! Não é óbvio isso?

DESPAUSA

Bom, agora fizemos mais uma série de exames para alergia, vamos ver se dá alguma coisa.

Você está melhor, mamãe voltou a trabalhar essa semana e a vovó Jaine veio de Criciúma dar uma ajuda. Ah...chegar ontem em casa e encontrar uma comidinha quentinha no fogão...ô coisa boa!

Nós fomos visitar o papai em Brasília. Eu fiquei entre com medo de você piorar e esperançosa de que, vendo o pai, e num clima diferente, você reagisse. E acho que deu certo! Você chegou bem melhor do que foi, segundo a avaliação da Milena.

Só o que me aborrece é não saber ao certo o que você tem. E o fato dos médicos não explicarem claramente isso, me deixa confusa. Se não sabem o que é, digam: eu não sei, vamos investigar. Mas não falem assim: pode ser, isso, ou isso, ou aquilo. E façam um consulta que dure mais de 10 minutos...ninguém avalia um bebê com cuidado em menos de 10 minutos!

Quando estava grávida, odiava os obstetras. Agora que você nasceu, os pediatras são a minha cruz! Argh!

Mas mudando de assunto: o blog da minha pequena Ísis ganhou um selinho, o seu primeiro. Foi da Mammy, do Dedinhos Lambuzados. Obrigada querida! Nós ficamos muito felizes! Ainda mais depois dessa semana difícil!



Outro assunto: dia das mães. Chegou. E passou. Rápido. Mas passamos juntas, e com o papai. Ah, e eu ganhei daquelas camisetas com foto, que antes de você nascer sempre achei ridículas, mas que agora...ah, agora está em lugar de destaque para todo mundo ver!

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Rede de mães

Faço um parêntese neste post para repassar o pedido de ajuda da Aline, uma mãe blogueira como tantas de nós, que tem um filhotinho muito fofo chamado Theo e que está, ao que parece, com a síndrome da má absorção necessitando tomar um tipo de leite especial que custa R$ 400,00 (!!!) a lata e dura 4 dias.

Fiquei sabendo no blog da Mariana.

Acessei o blog da Aline.

Entrei no Vakinha. Você também pode ajudar!

http://vakinha.uol.com.br/Vaquinha.aspx?e=3459&pwd=
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...